Sections
You are here: Home Informativos Edições 2020 março PFDC pede ao Ministério da Saúde que informe planejamento para lidar com o coronavírus em favelas e periferias
Document Actions

PFDC pede ao Ministério da Saúde que informe planejamento para lidar com o coronavírus em favelas e periferias

2020-03-19 17:36

Pasta recebeu prazo de cinco dias para esclarecer quais medidas estão sendo adotadas no atendimento às populações que vivem nessas localidades em todo o país

PFDC pede ao Ministério da Saúde que informe planejamento para lidar com o coronavírus em favelas e periferias

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

O Ministério da Saúde recebeu prazo de cinco dias para informar ao Ministério Público Federal qual o planejamento da pasta para o atendimento a favelas e periferias das cidades brasileiras no contexto do combate ao novo coronavírus.

O pedido de informações foi feito nesta quinta-feira (19) pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC/MPF). O documento destaca que favelas e periferias espalhadas em diversas cidades do país apresentam alta densidade populacional, casas muito próximas e limitações estruturais para garantir o isolamento adequado em caso de contaminação pelo vírus responsável pela Covid-19.

A Procuradoria ressalta que a população residente nessas localidades conta com saneamento básico precário, pouco acesso à água de qualidade – quando não, falta de água, como ocorre nos dias atuais em algumas favelas do Rio de Janeiro – e quase nenhum equipamento de saúde, tornando difícil a adoção das providências recomendadas pelo Ministério para evitar o contágio e a transmissão do vírus.

O órgão do Ministério Público Federal aponta que as providências a serem adotadas pela pasta devem ser necessariamente dignas e adequadas.

“O quadro estrutural de desigualdade existente na sociedade brasileira não pode ser potencializado em momentos de pandemia, o que significa dizer que grupos historicamente subalternizados devem merecer atenção prioritária, uma vez que já estão, especialmente em termos de saúde pública, em situação de desvantagem em relação ao restante da coletividade nacional”.

O pedido de informações é assinado pela procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat.

 
What do you want to do ?
New mailCopy
 
Informativos

2020

Março

Fevereiro

Janeiro

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

 

 
What do you want to do ?
New mailCopy
 

 

Personal tools

This site conforms to the following standards: