Sections
You are here: Home Informativos Edições 2020 maio Novo procurador federal dos Direitos do Cidadão do MPF diz que gestão será feita por meio do diálogo
Document Actions

Novo procurador federal dos Direitos do Cidadão do MPF diz que gestão será feita por meio do diálogo

2020-05-25 14:20

Subprocurador-geral da República Carlos Vilhena tomou posse nesta segunda-feira (25) e ficará à frente da PFDC no biênio 2020/2022

O subprocurador-geral da República Carlos Alberto Carvalho de Vilhena Coelho tomou posse na manhã desta segunda-feira (25) como novo procurador federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal (MPF) para o biênio 2020/2022. A cerimônia contou com a participação do procurador-geral da República, Augusto Aras, e do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), por meio de videoconferência.

No discurso, o novo PFDC assumiu o compromisso de manter a busca por uma sociedade mais justa e digna para todos os cidadãos, prezando pelo diálogo interinstitucional e a solução pacífica de conflitos. Na ocasião, Carlos Vilhena citou as consequências da pandemia do novo coronavírus (covid-19) para salientar a necessidade de implementação de políticas públicas efetivas, em especial aquelas voltadas à parcela social mais vulnerável da população. Para tanto, convidou os membros do Ministério Público para que se envolvam ainda mais com as temáticas de atuação da  PFDC.

De acordo com o novo PFDC, somente por meio do diálogo contínuo será possível harmonizar e  integrar as ações em defesa dessas populações. Assegurou que o órgão permanecerá aberto ao diálogo franco e contínuo com todos: sejam representantes da sociedade civil e de movimentos sociais, órgãos e instituições do Poder Público ou organismos nacionais e internacionais. "Só o aprofundamento do diálogo nos levará ao cumprimento de nossa missão institucional. É por meio do contato com a sociedade que se oxigena e se fortalece a nossa instituição. Nossa ferramenta é o diálogo; nossa força, o trabalho", sintetizou.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, por sua vez, declarou a confiança no trabalho que será desenvolvido pelo novo PFDC, juntamente com sua substituta, a subprocuradora-geral da República Ana Borges Coêlho Santos, e os procuradores regionais dos Direitos do Cidadão e servidores. "Tenho certeza de que nesta gestão teremos a promoção da arte do encontro, por meio do diálogo permanente entre a PFDC e as instituições do Estado e da sociedade brasileira. É a harmonia que torna o tecido social unido em torno dos valores sociais da nação", destacou o PGR.

No encerramento da cerimônia, o presidente da República, Jair Bolsonaro, destacou o trabalho desenvolvido pelo novo PFDC em sua carreira no MPF e desejou sorte no novo cargo. "Cada vez mais o nosso Ministério Público se mostra completamente inteirado com o destino de nossa nação. Um grande homem soma-se neste momento a essa posição. Desejamos a ele e a todos os integrantes do MP muito sucesso para o bem do nosso Brasil", declarou.

Currículo – Membro do MPF desde 1989, o subprocurador-geral da República Carlos Alberto Vilhena está no MPF há 30 anos. É especialista em Direito Público pela Universidade de Brasília (UnB). Tem ampla experiência administrativa. Já foi procurador-chefe, procurador Eleitoral e procurador regional dos Direitos do  Cidadão. Como subprocurador-geral da República atuou junto às Quinta e Sexta Turmas do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e, por delegação do procurador-geral da República, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Fotos da cerimônia de posse

Íntegra do discurso de Carlos Vilhena

Assessoria de Comunicação e Informação
Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC)
Ministério Público Federal
(61) 3105 6083
http://pfdc.pgr.mpf.mp.br
twitter.com/pfdc_mpf
Informativos

2020

Março

Fevereiro

Janeiro

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

 

 
What do you want to do ?
New mailCopy
 

 

Personal tools

This site conforms to the following standards: