Sections
You are here: Home Informativos Edições 2019 Novembro Deborah Duprat recebe homenagem de movimentos sociais e da Câmara Municipal de BH
Document Actions

Deborah Duprat recebe homenagem de movimentos sociais e da Câmara Municipal de BH

2019-11-22 18:09

A titular da Procuradoria dos Direitos do Cidadão foi congratulada com o Grande Colar – uma Comenda que anualmente reconhece personalidades e instituições que atuam na defesa de direitos

Deborah Duprat recebe homenagem de movimentos sociais e da Câmara Municipal de BH

Foto: PFDC

Um ato público pela garantia de direitos e a proteção de minorias marcou homenagem concedida nesta semana, em Belo Horizonte/MG, à procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat.

A PFDC foi congratulada com o Grande Colar – uma Comenda da Ordem do Mérito Legislativo Municipal que anualmente reconhece personalidades ou instituições que tenham se destacado na promoção da democracia e dos direitos humanos.

A indicação para a honraria foi feita pelo vereador Pedro Patrus, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa de Belo Horizonte, e a cerimônia de entrega aconteceu na própria sede da Câmara Municipal.

No âmbito dessa celebração, juristas de Minas Gerais promoveram uma moção de apoio à procuradora Deborah Duprat, que também foi homenageada por movimentos e coletivos sociais representativos da luta por direitos no campo da saúde mental, da igualdade de gênero, da população em situação de rua, de povos de matriz africana e para a prevenção e o combate à tortura.

Além da PFDC, outras personalidades e instituições também foram homenageadas – entre elas, os titulares da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em Minas Gerais, os procuradores da República Helder Magno e Edmundo Dias.

Na oportunidade, a procuradora federal dos Direitos do Cidadão resgatou a construção do processo constituinte no Brasil e lembrou que, ao longo de nossa história, alguns segmentos sociais foram mantidos sob exclusão e dominação.

“Negros, mulheres, idosos, pessoas com deficiência, indígenas são alguns dos grupos que sempre foram enxergados como 'monstros' – ou seja, uma categoria de indivíduos que supostamente poderiam ser inferiorizados e subjugados”.

Mas esses 'monstros”, ressaltou Duprat, mostraram que têm potência e fizeram a Constituição de 1988: “uma Constituição onde o Estado tem o compromisso de combater injustiças e desigualdades e que reserva um orçamento próprio para a seguridade social, para a educação e para a saúde. Um Estado que valoriza os professores e que reconhece que a educação tem caráter emancipador, que define o Sistema Único de Saúde como modelo voltado para enfrentar iniquidades históricas. Vem dessa Constituição, portanto, a adoção de políticas de combate à discriminação racial, de promoção da igualdade de gênero, do direito à moradia e à cidade, bem como de participação e de diversidade em todas as áreas. E deve ser a defesa dessa Constituição e o resgate do que foi esse processo de conquistas o que deve nos unir”.

Saiba mais
Com longa trajetória na defesa dos direitos humanos, a subprocuradora-geral da República Deborah Duprat integra o Ministério Público Federal há mais de três décadas. Ao longo dessa atuação, foi vice-procuradora-geral da República entre 2009 e 2013, além de período de interinidade como procuradora-geral. Também foi coordenadora da Câmara do MPF que trata sobre direitos de populações indígenas e comunidades tradicionais, e desde 2016 está à frente da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC).

A PFDC é órgão que integra o Ministério Público Federal e que atua na missão de zelar pelo efetivo respeito dos poderes públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados na Constituição Federal, promovendo as medidas necessárias a sua garantia. O órgão expressa o compromisso constitucional do Ministério Público de proteger e promover direitos individuais indisponíveis, coletivos e difusos, desempenhando papel de ombudsman nacional.

 

*Editada em 29/11 para inserir o nome do vereador Pedro Patrus, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa de Belo Horizonte.

Informativos

2019

Novembro

Outubro

Setembro

Agosto

Julho

Junho

Maio

Abril

Março

Fevereiro

Janeiro

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012


 

Personal tools

This site conforms to the following standards: