Sections
You are here: Home Informativos Edições 2019 maio PFDC se reúne com membros da Comissão Arns de Defesa dos Direitos Humanos
Document Actions

PFDC se reúne com membros da Comissão Arns de Defesa dos Direitos Humanos

2019-05-30 14:35

Diálogo deu seguimento a estratégias para trabalho articulado de visibilidade e acolhimento institucional de graves violações de direitos, especialmente as cometidas por agentes do Estado

A procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, se reuniu em São Paulo com representantes da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns, na última terça-feira (28). O encontro deu seguimento à construção de estratégias para um trabalho em rede voltado à proteção e à promoção dos direitos assegurados pela Constituição Federal de 1988, bem como dos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil na área. Entre os assuntos em debate, o enfrentamento à violência, a defesa do direito à educação e o respeito às garantias constitucionais no que se refere à proteção da dignidade humana.

Reunião Comissão ArnsA Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns é formada por 20 personalidades do mundo político, juristas, acadêmicos, intelectuais, jornalistas e militantes sociais de distintas gerações, cujo denominador comum tem sido a permanente defesa dos direitos humanos. O grupo atua de forma voluntária, suprapartidária, ao lado de milhares de defensores de direitos humanos pelo país.

A Comissão Arns foi lançada em fevereiro deste ano – em solenidade que contou com a participação da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão – com o objetivo de dar visibilidade e acolhimento institucional a graves violações da integridade física, da liberdade e da dignidade humana, especialmente as cometidas por agentes do Estado. O coletivo trabalha em rede com movimentos e organizações sociais, com o intuito de detectar casos, dar suporte a denúncias públicas, fazer encaminhamentos aos órgãos do Judiciário e organismos internacionais, bem como promover ações específicas junto à classe política e de mobilização da sociedade.

O diálogo com a procuradora Deborah Duprat contou com a presença dos seguintes membros da Comissão Arns: Luiz Carlos Bresser Pereira e Paulo Vannuchi, ex-ministros; Luiz Felipe Alencastro, cientista político e historiador; Manuela Carneiro da Cunha, professora e antropóloga; e Laura Greenhalgh, jornalista e comunicadora.

Informativos

2019

Novembro

Outubro

Setembro

Agosto

Julho

Junho

Maio

Abril

Março

Fevereiro

Janeiro

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012


 

Personal tools

This site conforms to the following standards: