Sections
You are here: Home Informativos Edições 2019 Agosto PFDC pede ao Incra informações sobre estrutura e funcionamento do Programa Terra Legal
Document Actions

PFDC pede ao Incra informações sobre estrutura e funcionamento do Programa Terra Legal

2019-08-30 12:30

Criada em 2009, iniciativa busca atuar no georreferenciamento para a regularização de terras públicas na região amazônica do Brasil

Terra LegalA Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), do Ministério Público Federal solicitou ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) esclarecimentos acerca do funcionamento do Programa Terra Legal, que atua no georreferenciamento para a regularização de terras públicas na região amazônica do Brasil.

Em ofício encaminhado na última sexta-feira (23) ao presidente da autarquia, João Carlos Corrêa, a Procuradoria pediu que sejam encaminhadas ao Ministério Público Federal informações acerca da atual estrutura do Programa, além do quantitativo de servidores que integram a iniciativa, as atividades desempenhadas, bem como sua previsão orçamentária. 

Desde junho deste ano – com a Lei nº 13.844, que estabeleceu a organização básica dos órgãos da Presidência da República e dos Ministérios – foi transferida para o Incra a responsabilidade por coordenar, normatizar e supervisionar o processo de regularização fundiária de áreas rurais na Amazônia Legal. Antes a atribuição era da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, vinculada à Casa Civil da Presidência da República.

O Programa Terra legal foi criado em 2009 pela Lei 11.952, em caráter extraordinário, mas com a Lei nº 13.465/2017 tornou-se uma política permanente de regularização fundiária.

O Incra tem prazo de dez dias úteis para encaminhar os esclarecimentos.

Informativos

2019

Agosto

Julho

Junho

Maio

Abril

Março

Fevereiro

Janeiro

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012


 

Personal tools

This site conforms to the following standards: