Sections
You are here: Home Informativos Edições 2019 Agosto Em cerimônia na PFDC, Relatorias Nacionais de Direitos Humanos da Plataforma Dhesca assumem mandato 2019-2020
Document Actions

Em cerimônia na PFDC, Relatorias Nacionais de Direitos Humanos da Plataforma Dhesca assumem mandato 2019-2020

2019-08-20 16:00

Coletivo realiza visitas in loco para analisar situação dos direitos humanos no país. Ao final das missões são apresentados relatórios a diferentes instâncias do Estado brasileiro

No âmbito da cooperação mantida entre as duas instituições, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), do Ministério Público Federal, sediou em 14 de agosto a cerimônia de posse dos novos relatores e relatoras nacionais de direitos humanos da Plataforma Dhesca Brasil.

Plataforma Dhesca na PFDCCarlos Vainer, Dandara Rudsan Sousa, Isadora Salomão, Jaqueline de Oliveira, Laura Tavares, Luiz Paiva, Mariana Santarelli e Udinaldo Francisco se unem a outros sete relatores da Plataforma Dhesca que tiveram seus mandatos revalidados. O foco da atuação para o biênio 2019-2020 estará nos seguintes eixos temáticos: Racismo, Segurança Pública e Violência, Austeridade e Seguridade Social e Territórios, Atingidos, Direitos Humanos Ambientais & Soberania Alimentar.

Além da realização de missões in loco em diferentes locais do território nacional para analisar a situação dos direitos humanos, caberá a esses profissionais a construção de grupos de acompanhamento e a elaboração de relatórios com recomendações aos responsáveis pelas violações constatadas. O trabalho deve estar apoiado no impacto transversal das desigualdades estruturantes – especialmente no que se refere a gênero e raça/etnia, ao acesso aos meios de comunicação, assim como ao sistema de Justiça.

A definição dos novos relatores e relatoras nacionais de Direitos Humanos se deu no âmbito do comitê criado especificamente para o processo seletivo, reunindo a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, o Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), a Organização das Nações Unidas no Brasil, além de representantes de organizações vinculadas à Plataforma Dhesca.

“Os novos relatores chegam em um momento bastante peculiar dos direitos humanos no Brasil, em que se verificam violações por onde se caminha. Há enormes desafios e os retrocessos nos direitos sociais são visíveis. Quero, portanto, registrar a relevância do trabalho desempenhado pela Plataforma Dhesca Brasil, o modo como são organizados seus relatórios e a enorme capacidade dos relatores e relatoras que chegam para se somar a essa importante iniciativa”, destacou durante a cerimônia a procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat.

Proteção de direitos – Formada por 40 organizações da sociedade civil, a Plataforma Dhesca Brasil é uma rede que desenvolve ações de promoção e defesa dos direitos humanos, bem como de reparação de violações a essas garantias. A instituição tem como objetivo central contribuir para a construção e o fortalecimento de uma cultura de direitos, desenvolvendo estratégias de exigibilidade e justiciabilidade dos direitos humanos econômicos, sociais, culturais e ambientais. É também seu papel incidir na formulação, efetivação e controle de políticas públicas sociais.

As Relatorias em Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Ambientais e Culturais foram iniciadas em 2002, tornando-se importante estratégia de análise, publicização e enfrentamento de graves violações em âmbito local e nacional. Ao longo dessa trajetória, foram realizadas mais de 100 visitas in loco, bem como produzidos diversos relatórios com avaliações e recomendações às diferentes instâncias do Estado brasileiro.

Desde 2003, a PFDC e a Plataforma Dhesca Brasil contam com um termo de cooperação, com vistas a contribuir para que o Brasil adote um padrão de respeito aos direitos humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais, com base no que estabelece a Constituição Federal e os tratados internacionais ratificados pelo país.


Novo site institucional – Durante a cerimônia realizada na sede da PFDC, a Plataforma Dhesca Brasil também anunciou o lançamento de seu novo site institucional. Em seu novo desenho, o portal valoriza o rico acervo em publicações relacionadas aos DHESCA’s e o organiza por suas temáticas, a partir de um sistema de buscas. A plataforma traz navegação rápida e intuitiva, a fim tornar mais acessível seu conteúdo e o uso como subsídio na luta para a efetivação dos direitos humanos.

*Com informações da assessoria de comunicação da Dhesca Brasil.

Informativos

2019

Agosto

Julho

Junho

Maio

Abril

Março

Fevereiro

Janeiro

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012


 

Personal tools

This site conforms to the following standards: