Sections
You are here: Home Informativos Edições 2018 Outubro Último dia para visitar a exposição fotográfica “Morar em Liberdade: 15 Anos do Programa de Volta para Casa”
Document Actions

Último dia para visitar a exposição fotográfica “Morar em Liberdade: 15 Anos do Programa de Volta para Casa”

2018-10-31 15:17

As visitas podem ser realizadas na sede da Procuradoria-Geral da República até às 19h desta quarta-feira (31/10). Atividade marca o Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro

Durante 30 anos ininterruptos João Gonçalves dos Santos foi mantido em um hospital psiquiátrico na cidade de Barbacena (MG), sem qualquer contato com familiares ou outros vínculos sociais. Foram três longas décadas marcadas pelo fim da liberdade, pela exclusão e pela desumanização.

Mas em 2004 essa história começou a mudar: o leito psiquiátrico onde João Gonçalves era mantido foi descredenciado pelo Ministério da Saúde e os recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) antes aplicados nessa internação passaram a ser utilizados para que João vivesse em uma residência terapêutica, moradia voltada ao convívio social e à retomada de uma vida com cidadania.

Histórias como a de João, Adelino, Nilta, Sebastiana, Sônia e de tantas outras mulheres e homens que ganharam o direito de viver em liberdade, livres de maus-tratos e no convívio em sociedade compõem a exposição “Morar em Liberdade: 15 Anos do Programa de Volta para Casa”.

Último dia para visitar a exposição fotográfica “Morar em Liberdade: 15 Anos do Programa de Volta para Casa” A instalação ocorre em comemoração aos quinze anos dessa política pública, que atualmente apoia cerca de 4,4 mil pessoas com transtorno mental em todo o país. A mostra reúne imagens fotográficas e videográficas que retratam o cotidiano dos egressos do sistema psiquiátrico da cidade de Barbacena (MG), registrados em dois momentos cronológicos: 2007 e 2018.

A abertura da exposição foi antecedida por um roda de conversa que colocou em debate os principais desafios relacionados ao direito à saúde mental no Brasil, destacando o aniversário do Programa de Volta para a Casa, a importância da iniciativa para o processo de desinstitucionalização das pessoas com transtorno mental e questões relacionadas à curatela e tomada de decisão apoiada.

Além dos servidores da Procuradoria-Geral da República, grupos de estudantes universitários, magistrados e usuários do serviço de saúde mental já estiveram na sede da PGR para conhecer as peças da instalação, que pode ser conferida até às 19h desta quarta-feira (31/10).

A mostra é uma realização da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Brasília), do Ministério da Saúde e da TV Pinel e está sendo apresentada na PGR por iniciativa da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC/MPF) como uma das ações para celebrar o Dia Mundial da Saúde Mental – comemorado em 10 de outubro.

Informativos

2018

Novembro

Outubro

Setembro

Agosto

Julho

Junho

Maio

Abril

Março

Fevereiro

Janeiro

2017

2016

2015

2014

2013

2012


 

Personal tools

This site conforms to the following standards: