Sections
You are here: Home Informativos Edições 2018 Março PFDC participa da Assembleia Geral e do XXII Congresso Internacional da Federação Iberoamericana de Ombudsman
Document Actions

PFDC participa da Assembleia Geral e do XXII Congresso Internacional da Federação Iberoamericana de Ombudsman

2018-03-14 14:22

Atividades acontecem no Panamá entre os dia 14 e 16 de março e discutirão aspectos migratórios e a Agenda 2030

 

O Panamá acolhe entre os dias 14 e 16 de março a Assembleia Geral da Federação Iberoamericana de Ombudsman (FIO), oportunidade durante a qual os membros participam também do XXII Congresso Internacional da FIO sobre Migração e Agenda 2030.

PFDC participa da Assembleia Geral e do XXII Congresso Internacional da Federação Iberoamericana de OmbudsmanRepresentada pelo procurador federal dos Direitos do Cidadão adjunto João Akira Omoto, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), órgão do Ministério Público Federal (MPF), marca sua participação com  importantes contribuições nas redes temáticas e grupos de trabalho da FIO. Entre elas, a criação de recomendações para fortalecer a intervenção do ombudsman no trabalho em favor da população LGBTI, com participação da procuradora Ana Padilha. O procurador Julio Araujo participou do trabalho comparativo sobre o papel do ombudsman nos conflitos sociais. No âmbito dos direitos humanos e empresas, as recomendações para a incorporação da abordagem empresarial e de direitos humanos na gestão defensiva em contexto de mineração contou com a participação do procurador Edmundo Antônio Dias Netto Júnior. Os procuradores Sérgio Gardenghi Suiama e Jefferson Aparecido Dias ajudaram a construir estudos, respectivamente, sobre afrodescentes e a situação de adolescentes em conflito com a lei. O PFDC adjunto João Akira contribuiu com a elaboração do relatório FIO 2017 sobre migrações.

Na quarta-feira (14/3), primeiro dia de atividades, ocorrerão reuniões das redes e grupos de trabalho da FIO, entre as quais estão as redes sobre Crianças e Adolescentes; Migração e Tráfico; Mulheres; e a Rede de Comunicadores da FIO – ComFIO. A agenda do dia se encerra com a apresentação dos resultados dos grupos de trabalho da Federação. 

O segundo dia de atividades (15/3) marca o início do “XXII Congreso de la FIO Pacto Mundial sobre Migración y Agenda 2030: el rol de los Defensores del Pueblo” (XXII Congresso Internacional da FIO sobre Migração e Agenda 2030: o papel dos Ombudsmen). O evento discutirá o Pacto Global sobre Migração, destacando questões referentes a direitos humanos, prevenção de crimes atrozes, controle migratório e detenção de migrantes e refugiados, contando, ainda, com a apresentação dos resultados da Cúpula FIO sobre Migração e da conferência “Pacto Global para Refugiados: o papel da nossa região no elaboração de um quadro abrangente para situações de deslocamento”. Além da apresentação do Relatório FIO 2017 sobre mobilidade humana e migrações, serão realizadas – neste dia – as mesas de debates “Perspectiva integral dos fenômenos migratórios: desafios para um migração ordenada e segura” e “O Papel do ombudsman para garantir os direitos sociais de migrantes”.

O dia 16 de março destaca a cerimônia de entrega do primeiro Prêmio de Comunicação e Direitos Humanos da FIO e dá continuidade aos trabalhos da XXII Assembleia Geral Ordinária da FIO, com encerramento previsto para ocorrer às 18h (horário local).

Sobre a FIO – A Federação Iberoamericana de Ombudsman (FIO) reúne defensores del pueblo, procuradores, provedores de Justiça e presidentes de Comissões Públicas de Direitos com o objetivo de ser um foro de discussão para a cooperação, o intercâmbio de experiências e a promoção, difusão e fortalecimento da cultura de direitos humanos. A PFDC passou a integrar oficialmente a FIO em 2013, durante a 18ª Assembleia Anual da Federação, realizada em San Juan, Porto Rico, sendo reconhecida como instituição pública no Brasil dotada de autonomia e destinada à proteção dos direitos humanos.
 
Atualmente, a FIO é composta por 20 países da América Latina: Andorra, Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.  Para mais informações sobre a Federação Iberoamericana de Ombudsman acesse www.portalfio.org.

Informativos

2018

Agosto

Julho

Junho

Maio

Abril

Março

Fevereiro

Janeiro

2017

2016

2015

2014

2013

2012


 

Personal tools

This site conforms to the following standards: