Sections
You are here: Home Informativos Edições 2018 Março Educação, Direitos Humanos e Prevenção é tema de projeto com participação da PFDC
Document Actions

Educação, Direitos Humanos e Prevenção é tema de projeto com participação da PFDC

2018-03-23 16:44

Iniciativa pretende levar a estudantes do ensino médio debate sobre cidadania, protagonismo e cultura de paz nas escolas e comunidades

Contribuir com a criação e a difusão de ferramentas para uma educação inclusiva, voltada à construção de uma cultura de paz e que permita levar a estudantes do ensino médio debates acerca dos direitos humanos.

Esse é o objetivo do projeto “Educação, Direitos Humanos e Prevenção”, uma iniciativa do Instituto Auschwitz para a Paz e a Reconciliação (AIPR), em parceria com a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC/MPF) e a Secretaria da Cidadania/Ministério dos Direitos Humanos.

Educação, Direitos Humanos e Prevenção é tema de projeto com participação da PFDCNesta semana, 25 professores e profissionais da educação estão reunidos em São Paulo (SP) em atividade de formação. Além da introdução ao projeto e da apresentação da metodologia, os participantes estão imersos em debates relacionados a direitos humanos, identidade, diversidade, discriminação, dignidade da pessoa humana, direitos humanos no ambiente escolar, cidadania e discurso de ódio na mídia. Os temas estão sendo trabalhados a partir dos eixos temáticos “Identidade e Diversidade”, “Dignidade e Respeito”, “Direitos Humanos” e “Democracia e Participação”.

Ao todo, o projeto será executado em oito escolas. Em São Paulo, foram contempladas as escolas estaduais Domingos Quirino Ferreira Coronel, Professor Bento Pereira da Rocha, Dr. Angelo Mendes de Almeida, Dr. Ayres Neto e Padre Saboia Medeiros. No Distrito Federal, foram selecionados o Centro Educacional 11 de Ceilândia e o Centro Educacional Gisno. Após essa etapa de formação, a proposta é que o projeto seja implementado a partir de abril, com finalização prevista para dezembro de 2018.

Sobre o AIPR – O Instituto Auschwitz para a Paz e a Reconciliação (AIPR) é uma organização não governamental internacional que atua na área de prevenção ao genocídio e outras atrocidades massivas. No âmbito da América Latina, atua como uma iniciativa de cooperação regional composta por representantes governamentais de dezoito países da América Latina, concentrando seus trabalhos na prevenção de graves violações de direitos humanos na região por meio da formação de funcionários públicos e do desenvolvimento de políticas públicas voltadas para esta finalidade.

O Brasil compõe esta Rede por meio de duas instituições, chamadas de pontos focais: a Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) e a Secretaria da Cidadania (MDH).

 

Informativos

2018

Novembro

Outubro

Setembro

Agosto

Julho

Junho

Maio

Abril

Março

Fevereiro

Janeiro

2017

2016

2015

2014

2013

2012


 

Personal tools

This site conforms to the following standards: