Sections
You are here: Home Informativos Edições 2018 Janeiro Últimos dias para inscrição nos cursos "Prevenção de Atrocidades Massivas" e "Proteção aos Direitos dos Povos Indígenas", promovidos pela AIPR
Document Actions

Últimos dias para inscrição nos cursos "Prevenção de Atrocidades Massivas" e "Proteção aos Direitos dos Povos Indígenas", promovidos pela AIPR

2018-01-16 15:06

Interessados têm até o dia 22 de janeiro para realizar inscrições. Atividades são gratuitas e acontecem na modalidade online

 

A organização internacional Auschwitz Institute for Peace and Reconciliation (AIPR) abriu inscrições para dois cursos de capacitação, oferecidos na modalidade à distância: “Fundamentos na Prevenção de Atrocidades Massivas” e “Proteção de Povos Indígenas da América Latina”.

Curso AIPRSão 20 vagas para cada uma das atividades, disponibilizadas em espanhol e sem custos aos participantes. Podem concorrer membros e servidores do Ministério Público Federal – especialmente aqueles com atuação no âmbito das Procuradorias Regionais dos Direitos do Cidadão, dos Núcleos de Apoio Operacional à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (Naop/PFDC) e da Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais.

O curso “Fundamentos na Prevenção a Atrocidades Massivas” é uma atividade introdutória à temática e tem como foco trabalhar os conceitos de genocídio, atrocidades massivas e estratégias de prevenção. A proposta é oferecer ferramentas práticas para a atuação na prevenção a essa forma de violação. O curso tem início em 5 de fevereiro de 2018 e duração de seis semanas.

Já “Direitos de Povos Indígenas e Prevenção” oferecerá uma abordagem profunda sobre os mecanismos e ferramentas para a proteção dos povos originários da América Latina. Para participar da atividade, é necessário que o participante já tenha concluído o curso sobre “Fundamentos na Prevenção de Atrocidades Massivas” ou participado do “Seminário Raphael Lemkin para a Rede Latino-Americana de Prevencão ao Genocídio e Atrocidades Massivas”, realizado na Polônia. As aulas terão início em 26 de março e duração de quatro semanas.

Nas atividades, os alunos terão acesso a conteúdos on-line, que incluem material original, fotos e vídeos, bem como a textos importantes sobre a temática e acesso a fóruns virtuais de discussão e interação entre os participantes. Os cursos podem ser realizados conforme a disponibilidade de tempo dos participantes, uma vez que não são oferecidas aulas “ao vivo”, facilitando, assim, a organização para leitura dos conteúdos.

Ao final, a AIPR emitirá certificado de participação. As inscrições para o primeiro curso já estão abertas e seguem até o dia 22 de janeiro, por meio de formulário eletrônico disponível aqui. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail kerry.whigham@auschwitzinstitute.org.

Saiba mais – A Auschwitz Institute for Peace and Reconciliation é instituição parceira da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC/MPF) no âmbito da Rede Latino-Americana para Prevenção de Genocídio e Atrocidades Massivas. A Rede congrega instituições públicas de países da região que adotaram a prevenção de graves violações aos direitos humanos como elemento central de sua agenda. O objetivo da Rede é auxiliar na tarefa de instrução e sensibilização de autoridades internas para a prevenção de violações em massa de direitos humanos, bem como o desenvolvimento de programas de monitoramento de alertas precoces. Além do Brasil, entidades de 16 países integram a Rede: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Honduras, Venezuela, El Salvador, Bolívia, Uruguai e Panamá.

Serviço

Curso Fundamentos en la Prevención de Atrocidades Masivas

Início: 5 de fevereiro de 2018
Duração: 6 semanas
Vagas: 20

Curso Los Derechos de Pueblos Indígenas y Prevención

Início: 26 de março de 2018
Duração: 4 semanas
Vagas: 20

Informativos

2018

Janeiro

2017

2016

2015

2014

2013

2012


 

Personal tools

This site conforms to the following standards: