Sections
You are here: Home Informativos Edições 2018 Fevereiro Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos: movimentos e organizações sociais podem submeter inscrições até 12/3
Document Actions

Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos: movimentos e organizações sociais podem submeter inscrições até 12/3

2018-02-21 12:00

Serão selecionadas seis novas representações para atuação no Colegiado durante o biênio 2018-2019. Entre as atribuições do CNEDH está a implementação das Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos

 

Representantes da sociedade civil interessados em compor o Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos (CNEDH) têm até o dia 12 de março para submeter as inscrições. O objetivo é selecionar duas instituições de ensino superior e quatro entidades da sociedade civil e movimentos sociais para atuação durante o biênio 2018-2019.

Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos: movimentos e organizações sociais podem submeter inscrições até 12/3Para esta seleção, podem participar instituições de ensino superior públicas, privadas ou comunitárias que tenham aderido ao Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura e de Paz dos Direitos Humanos, bem como entidades da sociedade civil e movimentos sociais com atuação relevante nos temas de trabalho do Comitê.

De acordo com o edital, o mandato dos membros do CNEDH será de dois anos, sendo permitida uma recondução mediante novo processo de seleção. Cada instituição selecionada deverá indicar um representante titular e um representante suplente, os quais deverão ter, no mínimo, cinco anos (no caso de instituições de ensino superior) e três anos (para entidade da sociedade civil ou movimento social) de experiência comprovada na área de educação em direitos humanos.

Nesse sentido, as entidades da sociedade civil ou movimento sociais deverão comprovar experiência nas seguintes áreas: mobilização e organização de processos participativos em defesa dos direitos humanos de grupos em situação de risco e vulnerabilidade social; denúncia das violações e construção de propostas para sua promoção, proteção e reparação; e relações institucionais e prestação de assessoria ou consultoria a órgãos e entidades públicos e organizações reconhecidas de EDH.

Uma comissão de seleção ficará responsável por analisar as inscrições submetidas, cuja composição e atribuições constarão de ato normativo expedido pelo Ministério dos Direitos Humanos. O resultado da inscrição será divulgado pela Comissão de Seleção e publicado no site do Ministério dos Direitos Humanos (www.mdh.gov.br) em até 7 dias corridos após o fim do período de inscrições.

Para acessar o edital com todas as regras da seleção para o Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos (CNEDH), clique aqui. O edital de retificação, com o novo cronograma da seleção, está disponível neste link.

Sobre o Colegiado – Instituído pela Portaria nº 98, de 9 de julho de 2003, o Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos (CNEDH) tem como responsabilidade elaborar e revisar documentos como o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), além de atuar na implementação das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. O órgão colegiado faz parte do princípio de participação social na Política Nacional de Educação em Direitos Humanos.

Informativos

2018

Abril

Março

Fevereiro

Janeiro

2017

2016

2015

2014

2013

2012


 

Personal tools

This site conforms to the following standards: