Sections
You are here: Home Informativos Edições 2017 Novembro PFDC participa de reuniões para discutir a regulamentação da Lei de Migração
Document Actions

PFDC participa de reuniões para discutir a regulamentação da Lei de Migração

2017-11-09 14:36

Documento passa por consulta pública e organizações defendem mais prazo para que a sociedade participe

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão e um coletivo de organizações da sociedade civil vêm participando nas últimas semanas de reuniões para discutir a regulamentação da nova lei de Migração, que entrará em vigor no próximo dia 21 de novembro. Culminando esse processo, a Casa Civil da Presidência da República abriu consulta e realizará na próxima segunda-feira (13/11), em Brasília (DF), uma reunião pública para discutir o regulamento da Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017, conhecida como Lei de Migração.

img-091117-migrantes.jpgA Lei de Migração – que define direitos e deveres do migrante e regula a entrada e a estada de estrangeiros no Brasil – revoga o Estatuto do Estrangeiro vigente. O procurador federal dos Direitos do Cidadão adjunto João Akira Omoto explica que entidades da sociedade civil e diversos órgãos defendem que a participação na fase de regulamentação "é de fundamental importância para que sejam estabelecidos procedimentos céleres e simplificados e para a garantia dos direitos dos migrantes previstos na nova lei", por se tratar de um projeto que, além de ter contado com a participação de vários atores sociais em suas etapas de formulação, surge como resposta a uma demanda histórica no Brasil.

Atualmente, a minuta de Decreto - Lei de Migração encontra-se em fase de consulta pública, que se encerra no dia 13/11. Nesse período, qualquer pessoa pode acessar o texto e enviar sugestões pelo e-mail migracao@presidência.gov.br ou pelo site www.participa.br.
 
Em continuidade ao processo de aperfeiçoamento da nova legislação, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, em conjunto com mais de 30 organizações, encaminhou à Casa Civil, à Polícia Federal e aos ministérios da Justiça, das Relações Exteriores e do Trabalho um ofício no qual solicitam a prorrogação do prazo da consulta pública. “Ao longo deste processo, as observações feitas por entidades da sociedade civil foram tratadas de modo respeitoso e a incorporação de sugestões feitas pelas instituições demonstra que é valioso o resultado do diálogo aberto entre os diversos atores (governamentais e sociais) que têm vínculo relevante com o tema das migrações”, reforça o documento na medida em que destaca a necessidade de mais tempo para incorporar sugestões que fortaleçam a legislação.
 
Os proponentes do ofício solicitaram, também, uma segunda reunião pública para discutir aspectos da Lei em consulta. A expectativa é que o encontro ocorra ainda na próxima semana, no dia 15 de novembro, em São Paulo (SP).
Informativos

2017

Setembro

Agosto

Julho

Junho

Maio

Abril

Março

Fevereiro

Janeiro

2016

2015

2014

2013

2012


 

Personal tools

This site conforms to the following standards: