Sections
You are here: Home Informativos Edições 2017 Março PFDC destaca nova versão do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação
Document Actions

PFDC destaca nova versão do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação

2017-03-17 14:11

A ferramenta passou a incluir informações sobre os profissionais da educação remunerados com o Fundeb, permitindo maior controle social. Medida atende Termo de Cooperação firmado com o MPF


O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) lançou no dia 10 de março a versão 2017 do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE). A ferramenta é um sistema eletrônico responsável pela coleta, processamento, disseminação e acesso público às informações referentes aos orçamentos de educação da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, sem prejuízo das atribuições próprias dos Poderes Legislativos e dos Tribunais de Contas.

A nova versão do Sistema exige o preenchimento dos dados referentes à remuneração dos profissionais da educação, atendendo diretrizes do Termo de Cooperação Técnica firmado em dezembro de 2015 entre o FNDE e o Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC).

FNDE - Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação

No termo de cooperação, a PFDC solicitava que o SIOPE passasse a disponibilizar funcionalidades que permitissem a coleta de dados como nome, CPF, vencimento básico, valor bruto da remuneração, carga horária e local de efetivo exercício dos profissionais da educação básica remunerados com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

“A divulgação dessas informações torna mais efetivo o controle social e o monitoramento das despesas na área. Com a análise desses dados torna-se possível, por exemplo, acompanhar se o pagamento do piso nacional está sendo cumprido pelos gestores, bem como se os 60% do Fundeb estão sendo destinados para o pagamento de professores da ativa”, destaca o procurador Felipe de Moura Palha e Silva, coordenador do Grupo de Trabalho Educação, da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão. O procurador Sérgio Pinel, um dos principais articuladores, também aprovou a medida e disse que este será um importante instrumento para balizar as políticas públicas de educação.

O SIOPE 2017 já está disponível no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Com isso, as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação precisam encaminhar os dados relativos ao 1º bimestre de 2017 até o dia 30 de março.

Para fazer o download do SIOPE 2017, clique aqui.

Informativos

2017

Abril

Março

Fevereiro

Janeiro

2016

2015

2014

2013

2012


 

Personal tools

This site conforms to the following standards: