Sections
You are here: Home Informativos Edições 2017 Maio PFDC e ARTIGO 19 realizam evento para discutir a descriminalização do desacato
Document Actions

PFDC e ARTIGO 19 realizam evento para discutir a descriminalização do desacato

2017-05-10 16:39

Qualquer pessoa interessada no tema pode participar. Evento será realizado no dia 18 de maio, partir das 14h.


A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), do Ministério Público Federal, e a ARTIGO 19 irão realizar no próximo dia 18 de maio o debate “Desacato – por que descriminalizar”.

Além da procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, e do procurador federal dos Direitos do Cidadão adjunto, Marlon Weichert, estarão presentes no encontro Camila Marques (ARTIGO 19), Cristiano Maronna (presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - IBCCRIM); e Carlos Weis (coordenador do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública de São Paulo).

O crime de desacato – presente no Código Penal brasileiro – é um instrumento jurídico que implica graves violações ao direito à liberdade de expressão no país. Sua tipificação, que consiste na conduta de “desacatar”, ou seja, ofender de alguma forma funcionários públicos, representa uma proteção excessiva à categoria, contribuindo assim para inibir críticas direcionadas ao Estado. Por essa razão, o debate se torna importante, sobretudo no atual contexto político do país.

Ainda durante o encontro, será apresentada a publicação “Defesa da Liberdade de Expressão: teses jurídicas para a descriminalização do desacato”. Produzido pela ARTIGO 19, o estudo detalha duas teses jurídicas que demonstram a incompatibilidade da existência do crime de desacato no ordenamento jurídico nacional com os principais acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário.

O evento é aberto à participação de qualquer pessoa interessada no tema.


Serviço

Evento: Desacato – por que descriminalizar
Data: 18/05 (quinta-feira)
Horário: 14h
Local: Auditório da Procuradoria Regional da República 3ª Região Endereço: Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2020, Bela Vista, térreo, São Paulo

Informativos

2017

Setembro

Agosto

Julho

Junho

Maio

Abril

Março

Fevereiro

Janeiro

2016

2015

2014

2013

2012


 

Personal tools

This site conforms to the following standards: