Sections
You are here: Home Informativos Edições 2017 Junho PFDC se reúne com diretor regional do Fundo de População das Nações Unidas
Document Actions

PFDC se reúne com diretor regional do Fundo de População das Nações Unidas

2017-06-28 12:40

Encontro colocou em foco a agenda de retrocessos sociais no Brasil e seus impactos no exercício dos direitos, especialmente de mulheres e os direitos sexuais e reprodutivos



A procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, esteve reunida na terça-feira (27/6) com Esteban Caballero, diretor do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) para a América Latina e o Caribe.

O encontro, que integra missão oficial do diretor ao Brasil, também contou com a participação da deputada federal Érika Kokay, representante da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.

Encontro UNFPA

O diálogo teve como foco a agenda de retrocessos sociais no País e seus impactos no exercício dos direitos, com especial atenção para os direitos das mulheres, os sexuais e os reprodutivos. Também foram debatidas propostas legislativas que buscam cercear o debate nas escolas sobre questões relacionadas a igualdade de gênero, sexualidade e saúde. Na oportunidade, a PFDC destacou a atuação do Ministério Público Federal na matéria, lembrando que pelo menos sete leis municipais tiveram sua constitucionalidade questionada pelo procurador-geral da República. No caso de Alagoas, o Supremo Tribunal Federal já acatou a solicitação do PGR e suspendeu a chamada “lei da mordaça”.

Durante a reunião, também foi discutido um panorama acerca de projetos de lei que representam retrocessos nos direitos das mulheres – como a PEC 29/2015, que altera o artigo 5º da Constituição Federal para garantir o direito inviolável à vida desde a concepção. A aprovação do projeto transformaria em crime o uso da pílula do dia seguinte, assim como qualquer interrupção voluntária da gravidez, mesmo nos casos permitidos por lei, como gravidez de risco, estupro e anencefalia.

Na oportunidade, Esteban Caballero apresentou à PFDC e à representante da Comissão de Direitos Humanos o compromisso recém assumido pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai acerca do tema educação em sexualidade e prevenção de gravidez não planejada na adolescência. O compromisso constitui uma aliança sub-regional para avançar com as implementações dessas políticas no Cone Sul.

Saiba mais – O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) é a agência de desenvolvimento internacional da ONU que trata de questões populacionais, sendo responsável por ampliar as possibilidades de mulheres e jovens levarem uma vida sexual e reprodutiva saudável. Seu objetivo é acelerar o acesso universal à saúde sexual e reprodutiva, incluindo o planejamento familiar voluntário e a maternidade segura.

 

O órgão tem sido parceiro estratégico da PFDC em ações voltadas, por exemplo, à prevenção e aos impactos do zika vírus, com a realização de audiências públicas focadas na prevenção e no cuidado das vítimas, assim como a implementação de políticas públicas que possam eliminar barreiras que afetam o exercício de direitos sexuais e reprodutivos, particularmente para as populações que vivem em contextos de vulnerabilidade socioambiental. Veja mais aqui e aqui.

Informativos

2017

Agosto

Julho

Junho

Maio

Abril

Março

Fevereiro

Janeiro

2016

2015

2014

2013

2012


 

Personal tools

This site conforms to the following standards: