Sections
You are here: Home Informativos Edições 2017 Julho MPF e MP/RJ reúnem especialistas para falar sobre desafios da inclusão
Document Actions

MPF e MP/RJ reúnem especialistas para falar sobre desafios da inclusão

2017-07-25 18:02

Membros do MP e Defensoria debatem panorama e perspectivas da nova lei

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP/RJ) promovem, no próximo dia 18, às 13h45, evento para discutir o novo marco legal em prol das pessoas com deficiência, a Lei 13.146/15. O seminário “Lei Brasileira de Inclusão: panoramas e perspectivas” reúne membros do Ministério Público e da Defensoria Pública com atuação na área para debater sobre as inovações e o cenário que se forma com a entrada em vigor, no ano passado, da nova norma. É o segundo seminário sobre a lei que o MPF e o MP/RJ realizam em parceria no Rio de Janeiro, desde 2016, visando a manter o tema em destaque e a acompanhar a evolução da aplicação da nova lei na prática.

A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) apresenta um novo olhar sobre os milhões de brasileiros com deficiência, com diversas inovações que buscam assegurar os seus direitos. Entre as novidades, a LBI, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, deixou de considerar pessoas com doença mental ou deficiência intelectual como absolutamente incapazes. A “tomada de decisão apoiada”, por exemplo, garante o poder de escolher ao menos duas pessoas para apoiá-las nos atos da vida civil.

A nova lei garante a autonomia e a capacidade desses cidadãos em condições de igualdade com os demais. As inovações trazidas atingem diversas áreas, como saúde, educação, trabalho, assistência social e transporte, dentre outras. Confira a programação clicando aqui.
 
O evento é organizado pelo Núcleo da Apoio Operacional à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão da 2a. Região (MPF) e pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Idoso e Pessoa com Deficiência (MP/RJ). Para garantir vaga, é necessário fazer inscrição prévia por meio da página www.mprj.mp.br/comunicacao/eventos.


Debatedores
Felipe Hotz (Defensor Público/SP)
Luiz Cláudio Carvalho (Promotor de Justiça/RJ e Coord. do CAO/Idosos e Infância)
Rogério Pacheco (Promotor de Justiça/RJ na 3ª Promotoria de Proteção à Educação)

Serviço
Seminário "Lei Brasileira de Inclusão: panoramas e perspectivas"
Dia 18/08, às 13h45
Procuradoria da República no Rio de Janeiro
R. Nilo Peçanha, 31, 6ºandar, Centro (auditório)
Informações: (21) 2550-9059/9060

 

Assessoria de Comunicação
Procuradoria Regional da República 2ª Região
(21)3554-9199
twiter @mpf_prr2

Informativos

2017

Julho

Junho

Maio

Abril

Março

Fevereiro

Janeiro

2016

2015

2014

2013

2012


 

Personal tools

This site conforms to the following standards: