Sections
You are here: Home Informativos Edições 2017 Fevereiro Audiência pública em Pernambuco discute políticas públicas voltadas aos impactos do zika vírus
Document Actions

Audiência pública em Pernambuco discute políticas públicas voltadas aos impactos do zika vírus

2017-02-02 16:43

 

Diálogo integra conjunto de iniciativas que buscam dar respostas mais efetivas à epidemia do zika que, somente em 2016, atingiu mais de 210 mil mulheres em todo o Brasil

As políticas públicas voltadas às implicações neurológicas e a outros impactos ocasionados pelo zika vírus serão debatidas em audiência pública que o Ministério Público Federal promove em audiência zikaRecife (PE), no dia 10 de fevereiro.

O diálogo colocará em foco ações voltadas à informação, controle e assistência aos cidadãos, discutindo aspectos como o controle da transmissão, direitos reprodutivos e reabilitação de afetados. Além do Ministério Público Federal, a audiência contará com a participação de representantes do Ministério Público de Pernambuco, do Ministério da Saúde, da Fiocruz, da Ordem dos Advogados do Brasil, das secretarias estadual e municipal de Saúde, assim como de parlamentares e da organização não-governamental Uiala Mukaji.

A proposta é coletar informações acerca da experiência do estado de Pernambuco no enfrentamento ao problema. Para isso, será realizada oitiva de mulheres infectadas e de gestores, além da colaboração de especialistas e de organizações da sociedade civil.

O diálogo será conduzido pelo procurador regional dos Direitos do Cidadão em Pernambuco, Alfredo Carlos Júnior, e contará com a colaboração da procuradora da República Natália Lourenço e do procurador regional da República Marcos Silva – articulador da Rede Nacional de Atuação Emergencial da PFDC/MPF na Temática da Epidemia de Vírus Transmitidos pelo Aedes Aegypti (RENAEDCZ). Também está confirmada a participação da procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat.

A atividade é promovida pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em Pernambuco, com apoio da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), e dá continuidade às ações de mobilização que vêm sendo conduzidas pela PFDC no que se refere aos impactos e à prevenção do zika vírus. A iniciativa busca dar respostas mais efetivas à epidemia do zika – que, somente em 2016, atingiu mais de 210 mil mulheres em todo o Brasil – e conta com o apoio da ONU Mulheres, do Fundo de População das Nações Unidas, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Plataforma Dhesca Brasil. Além de Pernambuco, também será realizada audiência pública sobre o tema no Rio de Janeiro, em data ainda a ser definida.

Orientações – De acordo com o edital, o evento é aberto ao público, mas é necessária a inscrição prévia para participação com manifestação oral, pelo prazo máximo de três minutos. A audiência será realizada no auditório da Procuradoria da República em Pernambuco, situado na Avenida Agamenon Magalhães, 1800, Espinheiro, Recife/PE, de 13h às 18h.

Serviço
Audiência pública “Políticas Públicas e Epidemia do Vírus Zika: informação, controle e assistência aos cidadãos”
Dia: 10/2/2017, de 13h às 18h
Local
: auditório da Procuradoria da República em Pernambuco (Avenida Agamenon Magalhães, 1800, Espinheiro, Recife/PE)

Acesse aqui mais informações.

Informativos

2017

Maio

Abril

Março

Fevereiro

Janeiro

2016

2015

2014

2013

2012


 

Personal tools

This site conforms to the following standards: