Sections
You are here: Home Informativos Edições 2016 marco ´Segurança, ética e cidadania na Internet´ é tema de oficina realizada hoje (17), com educadores, no MPF/BA
Document Actions

´Segurança, ética e cidadania na Internet´ é tema de oficina realizada hoje (17), com educadores, no MPF/BA

2016-03-17 00:00

Atividade integra o projeto "Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas", realizado pelo Ministério Público Federal , Safernet e Comitê Gestor da Internet

Contribuir para o uso seguro, consciente e responsável da internet, promovendo a cidadania no mundo digital. Esse é o objetivo da oficina "Segurança, ética e cidadania na Internet: educando para boas escolhas online", que ocorre na sede Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA), em Salvador, nesta quinta-feira, 17 de março. A atividade reúne educadores da rede pública de ensino e oferece subsídios para o desenvolvimento de atividades pedagógicas acerca dos desafios para o uso seguro e cidadão da internet, abordando temas como ciberbullying, sexting, aliciamento, privacidade, canais de denúncia e uso excessivo da rede. 

Entre os temas debatidos estão "Cidadania e Direitos Humanos online" e "Educando para Boas escolhas online", que contam com apresentações do procurador Regional dos Direitos do Cidadão Leandro Bastos Nunes, do promotor de Justiça Fabrício Patury, coordenador do Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos do Ministério Público do Estado da Bahia e de Rodrigo Nejm, diretor de Educação da organização não governamental Safernet. Outras oito capitais brasileiras já sediaram a oficina sobre o tema: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Belém, Porto Alegre, Fortaleza, João Pessoa e Recife. Ainda em março a atividade deve ser realizada no Distrito Federal.

A atividade integra o projeto "Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas", realizado pelo MPF em parceria com a Safernet e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Coordenado pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), por meio de seu Grupo de Trabalho Comunicação Social - com auxílio do Grupo de Trabalho de Enfrentamento aos Crimes Cibernéticos (2ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF) e do Grupo de Trabalho sobre Tecnologias da Comunicação (3ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF) -, o projeto visa contribuir para o debate e a capacitação de educadores no tema, formando agentes multiplicadores em instituições de ensino. 

O projeto "Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas" se alinha às diretrizes estabelecidas pelo Marco Civil da Internet (Lei Nº 12.965/2014), que em seu artigo 26 destaca o dever constitucional do Estado na prestação da educação para o uso seguro, consciente e responsável da Internet como ferramenta para o exercício da cidadania, a promoção da cultura e o desenvolvimento tecnológico. 

Será disponibilizada às escolas participantes do projeto a cartilha da Safernet "Diálogo Virtual 2.0: preocupado com o que acontece na Internet? Quer conversar?" - produzida em cooperação com o Ministério Público Federal e cuja versão digital pode ser acessada no site da PFDC (pfdc.pgr.mpf.mp.br).

 

Assessoria de Comunicação

Procuradoria da República na Bahia

Informativos

2020

Março

Fevereiro

Janeiro

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

 

 
What do you want to do ?
New mailCopy
 

 

Personal tools

This site conforms to the following standards: