Sections
You are here: Home Informativos Edições 2016 marco Abertas inscrições para o seminário “Polícia Democrática e Direito à Segurança”
Document Actions

Abertas inscrições para o seminário “Polícia Democrática e Direito à Segurança”

2016-03-02 16:43

 

Evento será realizado em SP e visa discutir as recomendações da
Comissão Nacional da Verdade sobre reformas institucionais na
segurança pública

 
O Ministério Público Federal (MPF) vai sediar em São Paulo o evento “Diálogos Públicos – Ministério Público e Sociedade – Polícia Democrática e Direito à Segurança” nos dias 16 e 17 de março, das 8h45 às 18h.
 
O seminário é uma realização do MPF, por meio da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão Cartaz webdo Ministério Público Federal (PFDC/MPF), em pareceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o Instituto Sou da Paz e o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP). Ele vai acontecer no auditório da Procuradoria Regional da República da 3ª Região (PRR3), que fica na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2020, térreo (próximo à estação Brigadeiro de Metrô).
 
Na ocasião, membros e servidores dos Ministérios Públicos, profissionais de segurança pública, defensores públicos, advogados, jornalistas, professores, estudantes, defensores de direitos humanos e representações de vítimas de violência estatal vão debater e refletir sobre as recomendações formuladas pela Comissão Nacional da Verdade em relação às reformas institucionais na segurança pública. As inscrições para o evento (com vagas limitadas) podem ser feitas por formulário eletrônico (clique aqui para acessar o formulário de inscrição).
 
A ideia é que sejam formuladas proposições para a implementação ou o reforço do modelo de polícia democrática no país, a promoção do direito à segurança pública e o respeito aos direitos do profissional de segurança pública. Cada dia de evento desenvolverá um tema central. No primeiro dia será abordada “A Realidade da Segurança Pública no Brasil”. Já no segundo dia, a discussão vai girar em torno das “Reformas e Inovações Institucionais em Segurança Pública”.
 
O evento terá a presença do procurador federal dos direitos do cidadão Aurélio Veiga Rios, do coordenador da 7ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF (Controle Externo da Atividade Policial e Sistema Prisional) Mario Bonsaglia, do procurador-geral de Justiça de São Paulo Marcio Elias Rosa, do vice-presidente do conselho de administração do Fórum Brasileiro de Segurança Pública Renato Sérgio de Lima, do diretor-executivo do Instituto Sou da Paz Ivan Contente Marques, do professor da Universidade de São Paulo e coordenador da Comissão Nacional da Verdade Pedro Dallari, do pesquisador do Núcleo de Estudos da Cidadania e Conflito e Violência Urbana da UFRJ Michel Misse, da pesquisadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania Julita Lemgruber, do professor da Universidade de Brasília Artur Trindade Maranhão Costa, entre outros palestrantes e autoridades. Dos temas abordados, destacam-se “O impacto da guerra às drogas para a segurança da sociedade”, “As mortes decorrentes de intervenção policial”, “A resolutividade das investigações de homicídio”, “Os prós e contras do modelo de polícia militarizada” e “Os aspectos positivos e negativos do ciclo completo de polícia”.
 
Diálogos Públicos – Ministério Público e Sociedade – Polícia Democrática e Direito à Segurança
 
Data/Hora: 16 e 17 de março, das 8h45 às 18h
Local: Auditório da Procuradoria Regional da República da 3ª Região – Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2020, térreo.
Informações e programação: bit.ly/eventopoliciademocratica.
Inscrições (com vagas limitadas) até o dia 9 de março: bit.ly/policiademocratica_inscricoes.
Facebook: bit.ly/policiademocratica_face.
 
Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria Regional da República da 3ª Região
Fones: (11) 2192 8620/8766 e (11) 99167 3346
prr3-ascom@mpf.mp.br
twitter: @mpf_prr3
Informativos

2020

Março

Fevereiro

Janeiro

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

 

 
What do you want to do ?
New mailCopy
 

 

Personal tools

This site conforms to the following standards: