Sections
You are here: Home Informativos Edições 2016 Maio Últimos dias para inscrição no curso sobre Direito Internacional de Refugiados e Apátridas
Document Actions

Últimos dias para inscrição no curso sobre Direito Internacional de Refugiados e Apátridas

2016-05-18 12:46

 

Atividade acontece entre os dias 22 e 24 de junho, em Brasília

 
Membros do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Trabalho têm até amanhã (19/5), às 12h, para inscrição no curso presencial “Direito Internacional dos Refugiados e Apátridas”, promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), com apoio da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC).
 
A atividade acontece entre os dias 22 e 24 de junho, em Brasília, e tem como objetivo capacitar os membros na área de Direito Internacional dos Refugiados, com enfoque nos direitos humanos sobre a mobilidade humana.
 
Estão sendo oferecidas 25 vagas, sendo 23 para membros do MPF e duas para membros do MPT. Os interessados poderão se inscrever pelo link “Inscrições” do endereço http://escola.mpu.mp.br. Não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença.
 
O curso abordará, entre outros tópicos: Direito Internacional dos Refugiados; tratamento dos refugiados na zona primária de fronteira; devido Processo Legal e o processo de reconhecimento do status de refugiado; desafios ao Direito Internacional dos Refugiados: fluxos mistos, refugiados, migrantes ambientais, migrantes econômicos, vítimas de tráfico de pessoas, apátridas e deslocados internos; barreira da nacionalidade e garantia de direitos dos apátridas; atuação do MPF na judicialização do reconhecimento do status de refugiado e obtenção de benefícios sociais; estrutura institucional da proteção aos refugiados apátridas no Brasil: participação do MPF nos Comitês Estaduais e Municipais; e relação institucional com ONGs e órgãos governamentais.
 
As aulas serão ministradas pelo oficial de Proteção do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados no Brasil (ACNUR), Gabriel Galano Godoy, pela Professora de Direito Internacional Helisane Mahlke, pelo procurador da República e doutor em Direitos Humanos Jefferson Aparecido Dias e pela advogada do Centro de Referência para Refugiados da Caritas Arquidiocesana de São Paulo Larissa Leite.
 
A ESMPU arcará com o custo de hospedagem, alimentação (jantar), traslado e passagens aéreas para aqueles com lotação fora de Brasília. Participantes com, no mínimo, 85% de frequência receberão certificado.
 
Todas as informações relativas ao curso estão disponíveis no edital.
 
Informativos

2020

Março

Fevereiro

Janeiro

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

 

 
What do you want to do ?
New mailCopy
 

 

Personal tools

This site conforms to the following standards: