Sections
You are here: Home Informativos Edições 2016 Dezembro PFDC pede à Casa Civil explicações sobre extinção da Ouvidoria Agrária Nacional
Document Actions

PFDC pede à Casa Civil explicações sobre extinção da Ouvidoria Agrária Nacional

2016-12-16 17:53

 

Órgão foi criado em 2004 e atuava na prevenção e
mediação de conflitos no campo

 

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, do Ministério Público Federal, pediu ao ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, esclarecimentos quanto às razões que fundamentaram a extinção da violência no campoOuvidoria Agrária Nacional – órgão vinculado ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e que tinha como objetivo a prevenção e a mediação de conflitos no campo.

 

As atividades da Ouvidoria vinham sendo descontinuadas desde a incorporação do Ministério do Desenvolvimento Agrário à Casa Civil, quando o órgão foi excluído da nova estrutura da pasta. Em 24 de novembro, uma portaria publicada no Diário Oficial da União exonerou servidores que compunham a equipe da Ouvidoria.

 

O ofício foi encaminhado nesta sexta-feira (16/12) ao procurador geral da República, Rodrigo Janot, para envio à Casa Civil. No documento, a procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, destaca a importância da Ouvidoria Agrária Nacional na redução e pacificação dos conflitos no campo.

 

Dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT), apontam que, de janeiro a novembro de 2016, o número de assassinatos no campo no Brasil já supera a quantidade de casos ocorridos durante todo o ano de 2015. Foram 54 homicídios nos primeiros 11 meses deste ano – quatro a mais que o ano passado inteiro. Segundo a CPT, o índice faz de 2016 o ano mais violento no campo desde 2003, quando 71 pessoas foram assassinadas.

 

Informativos

2017

Agosto

Julho

Junho

Maio

Abril

Março

Fevereiro

Janeiro

2016

2015

2014

2013

2012


 

Personal tools

This site conforms to the following standards: