Sections
You are here: Home Informativos Edições 2016 Dezembro PFDC e instituições de direitos humanos de 20 países participam de encontro anual da Federação Ibero-Americana de Ombudsman
Document Actions

PFDC e instituições de direitos humanos de 20 países participam de encontro anual da Federação Ibero-Americana de Ombudsman

2016-12-02 14:42

 

Mais de 100 Defensorias del Pueblo, Procuradorias, Provedorias de Justiça e
Comissões Públicas de Direitos participaram da atividade, que colocou em foco

temas como moradia adequada, educação inclusiva e justiça de transição

 

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC/MPF) e outras 20 instituições de defesa dos direitos humanos estiveram reunidas entre 22 e 24 de novembro, na Espanha, durante a XXI Assembleia Anual da Federação Ibero-Americana de Ombudsman (FIO).

 

O encontro colocou em foco o tema “Pobreza, Dignidade e Direitos Humanos”, abordando questões como direito à moradia adequada, serviços básicos, educação inclusiva e acesso à formação profissional.

 

A atividade também abriu espaço para discussão sobre justiça de transição nos países da Ibero-América. Na oportunidade, a procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, apresentou estudo comparado sobre o papel das instituições ombudsman na questão. O documento traz um compilado de experiências sobre justiça de transição no Brasil, na Colômbia, no Equador e na Guatemala e analisa o papel que instituições nacionais de direitos humanos tiveram, e ainda têm, nesses processos.

 

“O próprio conceito de defensoria del puelbo se conecta com o de justiça transicional, pois somos, em sua maioria, órgãos estatais instituídos como instrumento de superação de legados autoritários”, destacou a PFDC.

 

O material, que em breve estará disponível no site da PFDC, foi produzido no âmbito da parceria entre a Federação Ibero-Americana de Ombudsman, o Auschwitz Institute for Peace and Reconciliation (AIPR), com apoio do Proyecto de Fortalecimiento de la Federación Iberoamericana del Ombudsman (PROFIO).

 

Moções – Durante o encontro também foram aprovadas moções de apoio aos processos que buscam fortalecer o diálogo nacional para o efetivo reestabelecimento da paz na Colômbia; ao cumprimento dos compromissos internacionais no que se refere ao fluxo migratório – especialmente de crianças e adolescentes; e para a realização de ações contínuas e permanentes, no âmbito das competências das instituições que integram a FIO, para o pleno exercício dos direitos das mulheres e contra qualquer forma de violência.

 

Sobre a FIO – A Federação Iberoamericana de Ombudsman é um foro de discussão para a cooperação, o intercâmbio de experiências e a promoção, difusão e fortalecimento da cultura de direitos humanos entre mais de 100 Defensorias del Pueblo, Procuradorias, Provedorias de Justiça e Comissões Públicas de Direitos de 20 países da região. Além do Brasil, integram a FIO nações como Andorra, Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.

Informativos

2020

Março

Fevereiro

Janeiro

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

 

 
What do you want to do ?
New mailCopy
 

 

Personal tools

This site conforms to the following standards: