Sections
You are here: Home Informativos Edições 2016 Dezembro Microcefalia associada ao vírus Zika é tema de diálogo promovido pelo MPF
Document Actions

Microcefalia associada ao vírus Zika é tema de diálogo promovido pelo MPF

2016-12-05 12:53

 

Encontro discutirá políticas e ações de prevenção, controle e assistência.
Atividade é uma realização da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão,
em parceria com a ONU Mulheres, o UNFPA, a OPAS e a Plataforma Dhesca

 

Aprofundar o debate sobre a microcefalia associada ao vírus Zika, sobretudo em relação à garantia de direitos de mulheres e de crianças infectadas. Esse é o objetivo central do “Encontro Interinstitucional: Síndrome Neurológica do Vírus Zika – Políticas e Ações de Prevenção, Controle e Assistência”, que acontece amanhã (6/12), em Brasília/DF.

 

cartaz webA atividade reunirá representantes do Ministério Público Federal, do Ministério da Saúde, de organismos internacionais e de organizações da sociedade civil e pretende ser um espaço de interlocução acerca dos desafios na implementação de políticas e ações de prevenção à doença, controle e assistência aos infectados.

 

Os debates estão divididos em quatro eixos temáticos. O primeiro painel abordará o “Contexto da Epidemia de Zika e Microcefalia”, discutindo aspectos como situação da epidemia, educação e informação da população, estratégias de controle do vetor e sistema nacional. À tarde, estarão em foco os “Direitos Sexuais e Reprodutivos no Contexto da Epidemia”, em painel que discutirá questões como acesso à informação e ao aconselhamento, acesso a métodos anticoncepcionais, flexibilização das hipóteses legais da interrupção da gravidez e garantia da atenção integral à saúde da gestante. A programação finaliza com o painel “Assistência e Redução de Danos nos Casos de Microcefalia”, que tratará da garantia de atenção pré natal e neonatal, atenção integral à saúde da criança com microcefalia, acompanhamento e assistência social à família de crianças com microcefalia.

 

O encontro é uma realização da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão – do Ministério Público Federal –, em parceria com a ONU Mulheres, o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Plataforma Dhesca Brasil.

 

Podem participar da atividade profissionais da área de saúde e assistência social, operadores do sistema de justiça, organizações da sociedade civil, pesquisadores e demais interessados na temática. 

 

Acesse aqui a programação completa do evento.

Informativos

2018

Novembro

Outubro

Setembro

Agosto

Julho

Junho

Maio

Abril

Março

Fevereiro

Janeiro

2017

2016

2015

2014

2013

2012


 

Personal tools

This site conforms to the following standards: