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PFDC participa de lançamento da pesquisa“Publicidade Infantil em Tempos de Convergência”

2016-04-13 16:48
Diálogo reuniu pesquisadores, sociedade civil, instituições do poder público, associações da indústria e da publicidade

Pesquisadores, organizações da sociedade civil, instituições do poder público, associações da indústria e da publicidade estiveram reunidas ontem (12/4), no Ministério da Justiça, para o Publicidade-Infantil.jpglançamento dos resultados da pesquisa “Publicidade Infantil em Tempos de Convergência”, realizado pelo Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM) da Universidade Federal do Ceará, com apoio do Ministério da Justiça.
 
Coordenada pelas professoras Inês Vitorino e Andrea Pinheiro, o estudo aborda a relação de crianças entre 9 e 11 anos com a comunicação mercadológica e os possíveis impactos na formação e no bem-estar dessa população.
 
A investigação buscou compreender a influência, riscos e oportunidades da criança com a publicidade e traz recomendações em favor de políticas públicas que envolvam Estado, famílias, professores e provedores de internet. “Entendemos que a questão da proteção e da promoção da infância é uma responsabilidade coletiva, e que cada ator deve ter sensibilidade em relação a essa temática, e o Estado deve atuar na medida do possível regulando os excessos e aquilo que, do ponto de vista de uma abordagem mercadológica, diz respeito à criança”, destacou Inês Vitorino.
 
O diálogo contou com a participação do procurador federal dos Direitos do Cidadão, Aurélio Rios, que pontuou os desafios para assegurar a proteção integral de crianças e adolescentes em tempos de convergências de mídias. O representante da PFDC destacou a atuação do Grupo de Trabalho Comunicação Social no tema publicidade e marketing dirigidos ao público infantil, em especial o projeto Ministério Público pela Educação Digital – realizado em parceria com a SaferNet com o objetivo de contribuir para o uso seguro, consciente e responsável da Internet.

Além da PFDC, a atividade contou com a participação de representantes do Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação – CETIC.br, da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e da Associação Brasileira da Indústria de Refrigerantes e Bebidas não Alcóolicas (ABIR), entre outros.

A íntegra do estudo pode ser acessada aqui.

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