Sections
You are here: Home Informativos Edições 2015 Março Mutirão da Cidadania contabiliza mais de 165 mil atendimentos em seis anos
Document Actions

Mutirão da Cidadania contabiliza mais de 165 mil atendimentos em seis anos

2015-03-25 13:39

 

Evento, coordenado pelo MPF, leva serviços gratuitos à população; próximo Mutirão acontece em Marília neste sábado

Os Mutirões da Cidadania já realizaram mais de 165 mil atendimentos desde maio de 2009, data do primeiro evento. A iniciativa, dedicada a oferecer serviços gratuitos à população e aproximar a sociedade dos órgãos públicos, conta com a organização e a colaboração da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC, órgão vinculado ao Ministério Público Federal). Já foram promovidas 33 edições na capital e em outros municípios do Estado de São Paulo, nove delas só no ano passado.
 
Os Mutirões são resultado da parceria entre órgãos e instituições públicas e entidades da sociedade civil. Os colaboradores oferecem serviços de documentação (emissão de RG, CPF e carteira de trabalho, por exemplo), assistência social e à saúde, entretenimento e educação para boas práticas de cidadania, entre outros. A PRDC atua no recebimento de denúncias e no oferecimento de orientações jurídicas aos cidadãos, geralmente a bordo do chamado Ônibus da Cidadania, veículo adaptado com os recursos necessários ao atendimento.
 
EDIÇÕES. O último Mutirão da Cidadania foi realizado em Itanhaém, na Baixada Santista, no dia 14 de março. Ao todo, foram quase 4,5 mil atendimentos realizados. Além do MPF, participaram do evento a Receita Federal, a Previdência Social, as Secretarias de Relações do Trabalho, de Segurança Pública, de Justiça e de Saúde do Estado de São Paulo, órgãos municipais e outras instituições e entidades.
 
O próximo Mutirão acontece no sábado, 28 de março, em Marília. O evento "Cejusc Itinerante: Marília Cidadã" será realizado na Escola de Educação Infantil EMEF Balão Mágico, na Rua Eduardo Prado, 26, no Jardim Monte Castelo. A iniciativa faz parte do Termo de Cooperação firmado entre o MPF, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e a Universidade de Marília (Unimar). Já no dia 21 de abril, o Mutirão da Cidadania estará na Praça da Sé, no centro da capital paulista. O denominado “7º Encontro Cultura e Cidadania da População em Situação de Rua de São Paulo” reunirá órgãos e entidades sociais para promover serviços aos moradores de rua da cidade.
Informativos

2020

Março

Fevereiro

Janeiro

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

 

 
What do you want to do ?
New mailCopy
 

 

Personal tools

This site conforms to the following standards: