Sections
You are here: Home Informativos Edições 2014 Outubro Mortalidade Materna é tema de workshop promovido pela PFDC na sede da PR/RJ
Document Actions

Mortalidade Materna é tema de workshop promovido pela PFDC na sede da PR/RJ

2014-10-17 14:06

 

Realizada com apoio da Fiocruz, a atividade discutirá instrumentos para a melhoria dos serviços de saúde à gestante, identificando eventuais ações a serem adotadas pelo Ministério Público

A saúde materna – um dos Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estabelecidos pelas Nações Unidas – será tema de workshop que a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) realiza nos dias 21 e 22 de outubro de 2014, na sede da Procuradoria da República no Rio de Janeiro.

Realizada com apoio técnico da Fiocruz, a atividade tem como proposta discutir instrumentos para a melhoria dos serviços de saúde voltados à gestante, identificando eventuais ações a serem adotadas pelo Ministério Público na garantia deste direito.

Embora a Organização Mundial de Saúde aponte que o Brasil reduziu as taxas de morte materna em 43% desde a década de 90, ainda são críticos os índices desse grave problema. Não por acaso, em 2011, o estado Brasileiro foi condenado pelo Comitê Cedaw da ONU em decorrência da morte materna evitável da jovem Alyne da Silva Pimentel Teixeira.

A fim de trocar experiências e estabelecer estratégias cooperativas na área, o workshop reunirá  mais de 40 representantes de instituições com atuação no direito à saúde materna – entre eles, membros do Ministério Público Federal, do Ministério Público do Rio de Janeiro, do Tribunal de Contas da União, do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), do Ministério da Saúde e da Fiocruz.

No primeiro dia de atividade, estarão em foco os seguintes temas: “A humanização da assistência ao parto e nascimento e os modelos de atenção ao parto e nascimento”,  “A rede cegonha e as propostas de redução da mortalidade materna e infantil”, “A mortalidade materna no Brasil” e “A mortalidade infantil no Brasil”.

Já a programação do segundo dia discutirá “A experiência do Fórum Perinatal em Belo Horizonte“,  “A vigilância do óbito materno infantil e fetal”, além de “Proposta de indicadores para acompanhamento da saúde materna e perinatal”.

O workshop está sendo promovido no âmbito das ações do Grupo de Trabalho Saúde Materna da PFDC, que em seu Plano de Ação Temático/2014 dedica especial atenção à prevenção e à redução da mortalidade materna no Brasil.

 

 

Acesse AQUI a programação completa do evento.

Informativos

2019

Agosto

Julho

Junho

Maio

Abril

Março

Fevereiro

Janeiro

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012


 

Personal tools

This site conforms to the following standards: