Sections
You are here: Home Informativos Edições 2013 Novembro PFDC e 6ª CCR promovem Semana da Consciência Negra
Document Actions

PFDC e 6ª CCR promovem Semana da Consciência Negra

2013-11-14 16:44

Realizado de 19 a 21/11, evento busca criar espaços para reflexão sobre
a discriminação racial e a valorização da cultura afro-brasileira

 

De 19 a 21 de novembro será realizada na Procuradoria-Geral da República, em Brasília, a "Semana da Consciência Negra: Debates e Cultura AfroBrasileiros". O evento marca o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, e neste ano traz como tema central as "Lutas do passado e do presente - dos quilombos à favela", colocando em foco duas questões centrais: a regularização de terras quilombolas e a violência contra a juventude negra.

 

Dentre os destaques, está a realização de audiência pública para discutir a regularização das terras quilombolas no País. O evento acontece no dia 20, às 14h, e marca uma mobilização nacional do Ministério Público Federal em defesa da titulação dessas terras, um direito garantido pela Constituição de 1988, mas que pouco avançou.

 

Além da audiência pública, a sede do MPF recebe no dia 21, às 14h, o espetáculo teatral "Alisantes Anônimos", da Cia de Arte Negra Cabeça Feita. Por meio da teatralidade e da música, a peça aborda os desafios da construção da identidade negra no Brasil. Após a apresentação, haverá uma roda de conversa sobre discriminação, violência e fortalecimento da identidade negra.

 

Também estão programadas oficinas de grafite e break para 50 participantes. A proposta é apresentar um pouco da cultura hip hop, na atividade que será conduzida pelo Suburbano's Coletivo Família Hip Hop, da cidade de Santa Maria/DF.

 

Ao longo da Semana da Consciência Negra do MPF estará em exposição a mostra fotográfica "AntiCrime: revelando horizontes", que reúne produções de crianças e adolescente em situação de rua, vítimas de violência, abuso e exploração. O projeto foi conduzido pela Universidade de Brasília.

 

Também está programada a Feira Negritude, que reunirá estandes com moda e acessórios étnicos, produtos da cultura hip hop, penteados afro, acarajé e doces produzidos pela comunidade do Quilombo de Mesquita.

 

A Semana da Consciência Negra MPF tem como objetivo criar espaços para reflexão sobre o preconceito e a discriminação racial, bem como a valorização da cultura afro-brasileira. Neste ano, o evento está sendo promovido pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) e a 6ª Câmara de Coordenação e Revisão (Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais) e conta com apoio do Sindjus, da Associação de Servidores do MPF (ASMPF) e da Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR).

 

Acesse aqui a programação completa.

 

Informativos

2020

Março

Fevereiro

Janeiro

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

 

 
What do you want to do ?
New mailCopy
 

 

Personal tools

This site conforms to the following standards: